top of page

Desfralde! O que fazer?

  • Foto do escritor: Maria Carolina Paixão
    Maria Carolina Paixão
  • 22 de fev. de 2018
  • 1 min de leitura

A época do desfralde é uma fase que pode gerar dúvidas nos pais e cuidadores, mas qual é o momento certo para fazer? E qual a melhor maneira?

Cada criança é única e funciona no seu ritmo, entretanto, como ser biológico é importante ficar atento ao controle do esfincter, ou seja, a capacidade que a criança tem em segurar ou soltar cocô e o xixi.

A criança inicia esse controle por volta do 1 ano e meio, 2 anos, por isso o desfralde pode acontecer a partir dos 2 anos, mas vale lembrar: fique atento a resposta da criança, notando que isso gera um estresse e que deve e pode ser adiado um pouco mais para que não tenha prejuízos emocionais, procure um profissional e esclareça as dúvidas.

Se você perceber que a criança começa a dar sinais de que isto pode ocorrer (queixa-se de que a fralda está suja ou que precisa fazer as necessidades) é hora de tirar a fralda, mas como?

- Inicie o desfralde diurno; - Converse com a criança sobre o assunto, de forma simples; - Deixe a criança com a cueca ou calcinha e com roupas leves; - Explique que ao sentir vontade de usar o banheiro, deve avisar para um adulto. - Faça com que o momento de ir ao banheiro seja divertido (dê tchau para o cocô, brinque com bonequinhos, cantar musicas) - Comemore quando a criança avisar e não brigue caso escape.

Pode levar em torno de 6 meses a 2 anos para que a criança consiga ter o total controle, é importante ficar atento em caso de regressão.

Fonte: @psicologainfantilamandaferraz

Comentários


  • Facebook

11 982668811

Consultório 1: Rua Voluntários da Pátria, 654, sala 622 - Santana- SP 

Próximo ao metrô portuguesa-tietê

Consultório 2: Rua itapura, 414 - Tatuapé - SP

Próximo ao metrô carrão

©2018 BY PSICÓLOGA MARIA CAROLINA PAIXÃO. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

bottom of page