Papel dos medicamentos nos transtornos de aprendizagem
- Maria Carolina Paixão
- 17 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Muitos pais perguntam sobre qual é a necessidade ou se há algum mal no uso de medicamentos para crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem.
Existem muitas divergências sobre o assunto e muitos profissionais são totalmente contra o uso de medicamentos em crianças e adolescentes.
Acredito que é importante fazer uma avaliação completa com médicos, psicólogos e psicopedagogos para analisar cada caso, observando qual é a idade da criança, seus sintomas e seu desenvolvimento neuropsíquico.
Medicamentos podem ser aliados, mas devem ser utilizados em conjunto com um acompanhamento psicológico e psicopedagógico.
O medicamento irá ajuda, mas não irá resolver o problema sozinho!
Um outro ponto, acredito que este tipo de recurso deve ser usado quando não há mais recursos comportamentais a serem utilizados (a terapia comportamental, o apoio pedagógico e psicopedagógico não surgiram efeitos).
Existem muitos casos de crianças e adolescentes que tem muitos benefícios com o uso dos medicamentos e também existe uma parcela que não se adapta ou não vê nenhum diferença.
Sempre consulte uma equipe médica e psicológica para o caso, e utilize-se de uma avaliação psicológica e psicopedagógica antes de tomar o medicamento.

Comentários