Auto-estima. Como você se enxerga?
- Maria Carolina Paixão
- 17 de abr. de 2018
- 1 min de leitura

A nossa percepção sobre nós mesmos envolve a maneira como percebemos o mundo, como as outras pessoas te definiram ao longo do seu desenvolvimento, como foi construída, ao longos dos anos, a nossa imagem dos outros e a noção de exemplos de beleza, sucesso e outros padrões sociais.
Já pensou em como a sua maneira de se analisar pode ser relacionada a um exemplo que você teve na infância de beleza e realização pessoal? Muitas vezes temos a percepção errônea sobre nós mesmos por termos construído em nossas cabeças um ideal de beleza e sucesso.
E isso pode gerar problemas graves de auto-estima.Quando você pensa em você, qual é o primeiro pensamento que lhe vem a cabeça? Bonito? Feio? Carismático? Fracassado? Poderoso socialmente? Isso pode ser relacionado a como o seu ciclo social e familiar te define e muita vezes como foi estabelecido o que você deveria se tornar quando adulto. Essas definições podem gerar prejuízos muito grandes na sua auto-estima e auto percepção de si.Uma pessoa que construiu na sua cabeça que é feia ou que sempre irá fracassar, pode criar ciclos de fracasso em sua vida e fixar mais e mais a ideia de fracasso e insucesso.
Se você tem problemas de auto-estima e percebe que sua auto percepção é muito negativa, é importante desconstruir esses pensamentos. Um psicólogo pode te ajudar a analisar e descobrir qual é a forma como você se enxerga e de onde surgiu isso. Logo, é possível alcançar novas possibilidades e novos pensamentos (mais positivos) sobre si mesmo.Procure um psicólogo se você tiver pensamentos negativos sobre si e se isso estiver prejudicando a sua rotina e vida social.
Comentários